terça-feira, 30 de maio de 2017

Gravidez... não curti... Ainda...

Diário paternal
Data paternal 43.4

Gravidez é altos e baixos, mas quandos os baixos começam a se tornar mais comuns que os altos? Não é de mim que falo ou do homem, mas os baixos na gravidez podem ser extenuantes para a mãe de sua criança. 

Me confessou, se sentia culpada por não estar curtindo a gravidez pois, não consegue comer, enjoa de tudo, se sentia como se estivesse doente. Cara. O que fazer?

No auge do desespero dela eu fui buscar com a Lilica informações (mandei mensagem de madrugada, mas era WhatsApp, então não acordei ninguém) sobre o tema. Na verdade fui logo perguntando sobre felicidade na gravidez, afinal, dizem que é um momento muito feliz... mágico... vomitando arco-íris! Nem sempre.

Acreditem frustração no primeiro trimestre é muito mais comum do que você imagina. E listo aqui alguns fatores para você entende-la e ajudá-la quando estiver triste com a gravidez:

1- Enjoo. De longe o primeiro item. O tempo em enjoo pode minar tanto o psicológico delas que elas vão desejar não estar grávidas. Pior, gravidez é o principal motivo de enjoo nas mulheres, acomete em torno de 70% delas.

2- Vômito. Enjoo é ruim, mas vomitar é pior. A fraqueza aumenta e não a psicológico que resista. 

Para este 2 itens não há muito que fazer a não ser apoiar e ajudar a lembrar do remédio de gases e enjoo dela.

3- Não conseguir comer. Também devido aos itens anteriores. A dica do meu texto anterior ainda fica de pé.

4- Fraqueza e sono constante. Deixe claro que assumir as tarefas dela nessa fase não é crise alguma para ti.

Tem mais fatores mas vou me ater a estes mais comuns.

Mas o que fazer? 
1- lembre-a que é uma fase, vai passar e tudo vai dar certo. Que é comum e que ela não precisa se sentir culpada, afinal, quem não entraria em desespero por vomitar mais de 1 vez ao dia e o dia inteiro? 
2- diminua a interferência externa (e nem seja uma). Estas interferências são fatais pois, ela não precisa ouvir que é frescura, ou que ela está exagerando, ou que não é nada demais.

Não tenho muito mais a falar. Tem dicas a mais? Comentem. Mamães falem pois ainda estou aprendendo.

Fim do registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz aniversário meu pequeno

Diário Paternal Registro do Pai Talvez você não saiba ainda meu filho, mas todo dia 19/12, eu só consigo dormir após a 1h da madrugada. Na v...